Conceito

 

O marco inicial para o desenvolvimento da Ninja H2R foi um forte desejo de oferecer aos usuários algo que eles nunca experimentaram antes.
Convencidos de que uma verdadeira e extraordinária experiência de pilotagem não poderia ser obtida simplesmente melhorando a performance de uma motocicleta já existente, os projetistas resolveram partir para construir “A MOTO” a partir do zero. Esta motocicleta teria que entregar uma aceleração intensa e uma velocidade final espetacular, conjugada com a performance ao nível de uma motocicleta supersport de pista.
Para atingir esta meta, foram recrutadas outras empresas do grupo Kawasaki formando um nível de colaboração sem precedentes.

 

Tecnologia

 

A Ninja H2R é impulsionada por um motor com supercharger com uma potência de mais de 300 CV , e um desenho compacto compatível com as outras motocicletas de 1000 cilindradas do mercado. O ponto chave para alcançar este rendimento incrível concentra-se no supercharger do motor - um conjunto projetado especificamente para motocicleta feito totalmente “em casa”, com a tecnologia da Gas Turbine & Machinery Company, da Aerospace Company e da Corporate Technology Division.

A tecnologia do grupo Kawasaki não está limitada ao supercharger. O know-how tecnológico compartilhado com outras empresas do grupo pode ser encontrada por todas as partes do motor inovador e do quadro. Por exemplo, as asas superiores e inferiores em fibra de carbono que adicionam estabilidade para a condução em altíssimas velocidades foram projetadas com o apoio do braço aeroespacial da Kawasaki. Este é apenas um de muitos exemplos, mas a colaboração entre os grupos e o nível da tecnologia obtida culminaram neste modelo e são a razão pela qual este modelo tem a marca Kawasaki River* exibida em destaque na carenagem superior frontal.

* A marca Kawasaki River é um símbolo de longa data do grupo Kawasaki que monta aos anos 1870. Como política, o uso deste símbolo nos produtos é raro e limitado aos modelos com significância histórica. Esta honra foi concedida à Ninja H2R.

De modo a ser possível oferecer uma aceleração intensa e uma velocidade máxima em uma faixa que nunca foi experimentada antes, era essencial que o motor fosse capaz de produzir uma potência alta. Ao passo que o aumento da cilindrada poderia facilmente trazer uma potência alta, também era um desejo, construir um motor de baixo peso e compacto. Com a utilização de um motor com supercharger ambas as condições seriam atendidas: uma potência de mais de 300CV e o tamanho do motor compatível com outras motocicletas de 1000cc do mercado. Com projeto “feito em casa”, o imenso potencial deste motor altamente compacto é um testemunho da tecnologia do grupo Kawasaki.

Com um quadro em treliças a Ninja H2R oferece uma solução elegante, leve, de modo a atender as necessidades de um chassis que precisa ter performance em um circuito fechado. Tendo que ser capaz de suportar uma potência enorme de um motor de mais de 300cv, ele tem um equilíbrio de rigidez e exigibilidade que permite um alto nível de estabilidade e ao mesmo tempo é capaz de lidar com distúrbios externos em altas velocidades. O seu desenho aberto também ajuda a dissipar o calor gerado pelo motor com supercharger de forma eciente.

O desenvolvimento do quadro com treliças fez bom uso da mais recente tecnologia de análises e de um feedback substancial de testes de rodagem.

O diâmetro, a espessura e as dobras de cada tudo deste quadro com treliças foram cuidadosamente selecionados de modo a obter a rigidez necessária para cada parte do quadro. As treliças foram feitas basicamente de aço de alta tensão.

Não é por acaso que quando vista de lado, a Ninja H2R não parece ter formas tão agressivas para frente quanto a maioria dos modelos supersport modernos.
Ao passo que as motos supersport são desenhadas com a dianteira inclinada para frente para ajudar a fazer curvas rápidas, nas velocidades que a Ninja H2R foi desenhada para andar em uma pista de circuito fechado, essa postura criaria arrasto que arruinaria as pretensões de altas velocidades. Por isso, sua postura é bem neutra, quase horizontal – pense em um carro de Fórmula 1 – e suas carenagens são polidas o máximo possível.

Aerodinamicamente a carenagem superior usa abas e linhas que ajudam a direcionar o uso de ar sobre a sua superfície.

A carenagem superior posiciona a admissão do Ram Air na posição mais eciente possível.

Carenagens e spoilers compactos foram desenhados para ajudar na dissipação de calor. A carenagem traseira possui um desenho divido em 3 peças extremamente compacto. A porção central é mais alta criando um formato aerodinâmico que ajuda a suavizar o uso de ar quando o mesmo passa pelo condutor. O vento também pode passar entre as peças central e lateral reduzindo a resistência do ar.

Embora não possa ser negada a alta performance da Ninja H2R, como ela não foi pensada para ser uma moto de corrida para fazer voltas rápidas de forma eciente, ela não precisa das acomodações espartanas encontradas na maioria dos modelos supersport construídas para estem. A interface homem-máquina permite ao condutor aproveitar a performance da moto com um conforto razoável. Mesmo que posição de pilotagem, ergonomia e design do cockpit tenham sido todos projetados primordialmente e principalmente para colocar o piloto na melhor posição possível para controlar esta máquina maravilhosa, a impressão do piloto não é de austeridade, mas de uma qualidade superior, com controles de alta tecnologia e acabamento impecável.

Complementando o incrível motor e a performance da Ninja H2R, uma eletrônica avançada trabalha por debaixo dos panos de modo a fornecer suporte ao piloto. Dependendo da preferência do piloto, muitos dos sistemas podem ser desligados. E enquanto o motor de alta performance foi projetado para ser flexível, mesmo sem o benefício de assistência eletrônica, ao experimentar a intensa aceleração da Ninja H2R ou seu potencial de alta velocidade, estes sistemas estão lá para propiciar um grau extra de confiança para o piloto.

Os principais sistemas de suporte eletrônico presentes na Ninja H2R são:
- KTRC: Sistema de controle de tração aperfeiçoado com 9 modos, mais modo para chuva;
- KLCM: Sistema de controle de largada, ajuda a evitar empinamento e derrapagem;
- KIBS: Sistema de freios ABS inteligente, reduz o tranco no manete e no pedal;
- KEBC: Sistema de controle de freio motor, reduz o efeito do freio motor;
- KQS: Sistema de troca rápida de marchas.

De acordo com a preferência do usuário, vários desses sistemas podem ser desligados.

 

Precisão e Perfeição

De modo a garantir um design digno de um modelo que carrega os nomes “Ninja” e “H2R”, o conceito para o estilo deste modelo foi “Design de força intensa”. Como uma motocicleta topo de linha da marca Kawasaki, era necessário: presença e um estilo que reetisse sua incrível performance. Mas o design é muito mais do que simples cosmética. Ao passo que o seu design das linhas é certamente atraente, a Ninja H2R também possui uma beleza funcional, onde cada peça foi esculpida de modo a obter estabilidade em altas velocidades, e o design de suas carenagens também maximiza a performance de refrigeração e a dissipação de calor, ajudando a atingir uma potência no motor incrível. Além disso, o duto de ar do Ram Air está posicionado de modo a trazer ar fresco para o supercharger. Mais do que qualquer outra motocicleta Kawasaki fabricada até hoje, a Ninja H2R é uma bela amostra de manufatura, qualidade em sua construção e encaixes e acabamentos soberbos – juntamente com a pintura espelhada prateada e brilhante especialmente desenvolvida para este modelo.

Especificações

 

MOTOR
 Tipo  Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 cilindros em linha
 Cilindrada  998 cm3
 Diâmetro x curso  76,0 x 55,0 mm
 Taxa de compressão  8,3 : 1
 Sistema de vãlvulas  DOHC, 16 válvulas
 Sistema de combustível  Injeção de combustível: ø50 mm x 4 com injetores duplos
 Sistema de admissão  Kawasaki Supercharger
Ignição Digital
Partida Elétrica
Lubricação Lubricação forçada, cárter úmido com radiador de óleo
TRANSMISSÃO
Transmissão 6 velocidades, retorno, dog-ring
Relação nal Por corrente
Relação de redução primária 1,551 (76/49)
Relações de marcha: 1a 3,188 (51/16)
Relações de marcha: 2a 2,526 (48/19)
Relações de marcha: 3a 2,045 (45/22)
Relações de marcha: 4a 1,727 (38/22)
Relações de marcha: 5a 1,524 (32/21)
Relações de marcha: 6a 1,348 (31/23)
Relação de redução final 2,333 (42/18)
Embreagem Banhada em óleo e multi discos, manual
QUADRO
Tipo Com treliças, aço de alta tensão, com balança traseira com chapa de fixação
Curso da roda: Dianteiro 120 mm
Curso da roda: Traseiro 135 mm
Pneu: Dianteiro 120/600 R17
Pneu: Traseiro 190/650 R17
Caster (rake) 25,1°
Trail 108 mm
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) 27°/ 27°
SUSPENSÃO
Dianteira: Garfo invertido de ø43 mm com amortecimento de retorno e de compressão, pré-carga na mola
Traseira: Novo Uni-Trak com amortecedor a gás, reservatório piggyback, de dupla faixa amortecimento de compressão  (velocidades alta e baixa) amortecimento de retorno e pré-carga na mola ajustável
FREIOS
Dianteiro: Tipo Dupla, semi-flutuante, discos de ø330mm
Dianteiro: Pinça Dupla com fixação radial e 4 pistões opostos
Traseiro: Tipo Simples com disco de ø250 mm
Traseiro: Pinça Dois pistões opostos
DIMENSÕES
Comprimento total 2.070 mm
Largura total 770 mm
Altura total 1.160 mm
Entre eixos 1.450 mm
Altura mínima do solo 130 mm
Altura do assento 830 mm
Peso em ordem de marcha 216 kg
Capacidade do tanque 17 litros
PERFORMANCE
Potência máxima 228 kW {310 cv} / 14.000 rpm
Potência máxima com Ram Air 240 kW {326 cv} / 14.000 rpm
Torque máximo 165 N.m {16,8 kgf.m} / 12.500 rpm

Galeria

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