Conceito

 

Pioneira no uso da tecnologia de sobrealimentação em modelos de série e ainda hoje a única motocicleta de fábrica com motor supercharged do mercado, a Kawasaki Ninja H2 traz novidades para a versão 2020.

A principal delas é um aumento significativo de potência: o modelo chega agora aos 243 cv a 11.500 rpm graças às mudanças promovidas no motor de 4 cilindros e 998 cm3, o que acrescentaram 27 cv em relação à anterior, fazendo com que a Ninja H2 seja a moto de rua mais poderosa do mundo.

Outra boa notícia é que as alterações no propulsor, que seguiram conceitos já aplicados na nova H2 SX, trouxeram não só incremento de potência e uma entrega progressiva de performance desde baixas rotações, mas aprimorou o consumo de combustível.

A Ninja H2 2020 também apresenta novos pneus Bridgestone RS11, de alto desempenho e que contribuem para melhorar a condução da motocicleta, novas pinças de freio Brembo Stylema, que garantem melhor refrigeração do equipamento em razão de um aumento nos espaços de fluxo de ar, e painel TFT, item também já disponível na Ninja H2 SX.

Como nos anos anteriores, a nova Ninja H2 e também a versão especial Carbon - que traz carenagem frontal em fibra de carbono similar à da Ninja H2R, pintura especial e uma placa com número de série.

Tecnologia

 

No desenvolvimento do supercharger para a Ninja H2, os projetistas de motores de motocicletas da Kawasaki contaram com a colaboração de outras empresas do grupo, como a Gas Turbine & Machinery Company, Aerospace Company e a Corporate Technology Division.

Ao desenvolver um supercharger específico para a Ninja H2, os projetistas conseguiram a máxima potência e a intensa aceleração que buscavam, sem as limitações dos produtos disponíveis no mercado automotivo.

Para oferecer aceleração intensa e velocidade máxima em uma gama nunca antes experimentada, era essencial que o motor fosse capaz de produzir grande potência mas mantendo um conjunto leve e compacto. Com exceção de pequenas diferenças internas e dos sistemas de admissão e escape ajustados para atender aos requisitos de emissão de poluentes para uso em vias públicas, o motor com supercharger é essencialmente o mesmo do modelo H2R para utilização em circuito fechado.

Ao agregar um supercharger ao motor, a Ninja H2 conseguiu proporcionar uma potência máxima sem precedentes para um motor de capacidade cúbica similar a outras motocicletas superesportivas do mercado. Com um projeto “feito em casa”, o imenso potencial deste motor tetracilíndrico altamente compacto e altamente eficiente de 998 cm³ é um testemunho do conhecimento combinado do grupo Kawasaki.

O projeto do quadro teve como metas assegurar o posicionamento estável em altíssimas velocidades, permitir excelente performance em curvas em um autódromo, e finalmente oferecer uma postura geral confortável. O novo quadro de treliças fornece tanto a resistência para suportar a grande potência do motor com supercharger, como a flexibilidade balanceada para permitir estabilidade e maleabilidade para a pilotagem em alta velocidade.

A suspensão dianteira de alta performance Kayaba AOS-II com separação entre ar e óleo e a suspensão traseira do tipo monochoque totalmente ajustável da Kayaba oferecem uma estabilidade fantástica. O par de discos flutuantes Brembo de 330 mm de diâmetro e espessura de 5,5 mm entregam uma excepcional força de frenagem.

À medida que a velocidade aumenta, a resistência do vento aumenta exponencialmente. Para uma pilotagem eficiente em alta velocidade, uma combinação de alta potência e fina aerodinâmica era necessária. O desenho das carenagens precisava minimizar o arrasto e melhorar o controle sob alta velocidade. A colaboração da Kawasaki Aerospace Company foi fundamental para a criação de formas aerodinamicamente esculpidas para assegurar a máxima eficiência aerodinâmica.

Entre os dispositivos aerodinâmicos desenvolvidos para a Ninja H2 para auxiliar na geração de downforce estão os espelhos com seções transversais em formato de aerofólio e as carenagens cuidadosamente projetadas para diminuir o arrasto e ao mesmo tempo refrigerar o motor.

Embora a altíssima performance sem precedentes seja o próprio conceito fundamental da Ninja H2, ela não foi desenvolvida para ser uma moto de competição cujo único propósito seja fazer voltas rápidas em um circuito, e portanto ela não precisava se limitar às acomodações espartanas encontradas nos modelos superesportivos.

A interface homem-máquina da Ninja H2 permite o aproveitamento de toda sua performance com razoável conforto. Embora a posição de pilotagem, a ergonomia e o layout do cockpit tenham sido projetados primeira e principalmente para colocar o piloto na melhor posição para controlar esta incrível máquina, a impressão pela perspectiva do piloto não é de austeridade, mas de qualidade de construção primorosa, com controles de alta tecnologia e acabamento impecável.

Complementando a incrível performance do motor e do chassis da Ninja H2, uma eletrônica avançada trabalha nos bastidores fornecendo suporte à pilotagem.

Os principais sistemas de suporte eletrônico presentes na Ninja H2 são:
- KIBS: Sistema de freios ABS inteligente, reduz o tranco no manete e no pedal;
- KTRC: Sistema de controle de tração aperfeiçoado com 9 modos, mais modo para chuva;
- KLCM: Sistema de controle de largada, ajuda a evitar empinamento e derrapagem;
- KEBC: Sistema de controle de freio motor, reduz o efeito do freio motor;
- KQS: Sistema de troca rápida de marchas.
De acordo com a preferência do usuário, vários desses sistemas podem ser desligados.

A utilização da unidade compacta da Bosch permite adicionar mais uma camada de precisão nos sistemas já de alto nível KTRC, KLCM e KIBS.
Novo.
* A IMU trabalha ao longo de 6 graus (6 DOF) de liberdade a serem monitorados. A aceleração ao longo dos eixos longitudinal, transversal e vertical, mais a taxa de rolagem e a taxa de passo são medidas. A taxa de guinada é calculada através do software original Kawasaki.

Para garantir um design digno de um modelo que ostenta os nomes “Ninja” e “H2”, o conceito adotado para a estilização da Ninja H2 foi “Design de Intensa Força”. Para se tornar o modelo topo de linha da marca Kawasaki, eram necessários presença e estilo que refletissem a sua incrível performance. Mas o design é muito mais do que simples cosmética.

O desenho das linhas chama a atenção do olhar, mas a Ninja H2 também possui uma beleza funcional: cada peça foi esculpida aerodinamicamente para obter estabilidade em altas velocidades; o desenho das carenagens também maximiza a refrigeração e a dissipação de calor, contribuindo para a incrível performance do motor; e o duto do Ram Air foi posicionado de modo a maximizar o fluxo de ar fresco para o supercharger.

Suspensão Dianteira: A suspensão de corrida da Kayaba KYB AOS-II oferece uma magnífica performance na estrada. Esta é a primeira vez que é utilizada na indústria de motocicletas uma suspensão de alta performance baseada nos modelos de motocross com separação entre ar e óleo.

Suspensão Traseira
A inclusão do aclamado amortecedor traseiro TTX da Öhlins oferece ao piloto inúmeros benefícios:
- Maior estabilidade traseira, que contribui para uma melhora na performance em curvas.
- Fantástico retorno do pavimento.
- Maior estabilidade em altas velocidades.
- Na cidade, o amortecedor flexível absorve lombadas com facilidade, adicionando conforto na pilotagem.

Uma permissão especial foi concedida para a utilização da Kawasaki River Mark na Ninja H2.

A sua utilização em produtos é reservada para modelos de signicação histórica.

A pinça monobloco Stylema da Brembo é o modelo top de linha mais recente da marca para uso urbano. São mais leves e refrigeram com mais rapidez devido ao aprimorado fluxo de ar ao redor das pastilhas e maior espaço entre os pistões.

A pilotagem se torna mais fácil e segura devido aos novos pneus esportivos Bridgestone RS11.

O design high-tech do painel eleva o nível de qualidade da Ninja H2, com tela LCD TFT permitindo que as informações sejam exibidas graficamente. O tacômetro em estilo analógico é complementado por uma tela em TFT LCD totalmente colorida que permite com que informações sejam exibidas graficamente. Quatro modos de exibição permite aos pilotos priorizarem as informações que gostariam de ver dependendo do tipo de pilotagem sendo realizada no momento.

Uma mudança na lâmpada da placa, agora em LED, significa que toda a iluminação da Ninja H2 agora passe a ser em LED.

Novo emblema "Supercharged" enfatiza a nova potência oferecida pelo motor sobrealimentado da Ninja H2. Novas faixas nas rodas contribuem para a imagem premium da Ninja H2.

 

Precisão e Perfeição

Mais do que qualquer outra motocicleta produzida pela Kawasaki até hoje, a Ninja H2 é um ícone de manufatura, qualidade de construção e primoroso acabamento. A brilhante técnica de pintura prata-espelhada foi desenvolvida especialmente para a Ninja H2. As soldagens do novo quadro de treliças são consistentemente elegantes. A montagem artesanal em uma área dedicada exclusivamente a esse modelo assegura a qualidade e acabamento imaculados.

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Pintura de alta durabilidade

A nova pintura de alta durabilidade da Kawasaki apresenta uma camada especial que permite com que riscos e arranhados se auto reparem, mantendo seu acabamento de alto padrão. Segmentos macios e rígidos na camada trabalham juntos como uma "mola química", criando um efeito trampolim que absorve impactos.

 

novo Ninja H2 Carbon

 

A nova Ninja H2 Carbon 2020 é a personificação do que há de mais exclusivo. Carenagem em fibra de carbono, suspensão traseira Öhlins, um novo quick-shifter e a possibilidade de visualização do ângulo de inclinação fazem da Ninja H2 Carbon uma espécie rara.

 

Leve e altamente rígida, a carenagem frontal distingue imediatamente a Ninja H2 Carbon da Ninja H2 padrão. Isto cria uma imagem parecida com a da Ninja H2R, onde a peça em fibra de carbono confere uma presença mais imponente.

Para diferenciar ainda mais a Ninja H2 Carbon existe uma nova variação da pintura à base de prata da Kawasaki com um tom fosco. A nova pintura é a mesma usada no modelo Ninja H2R.

* Assim como na Ninja H2R, o quadro da Ninja H2 Carbon é verde.

 

Especificações

Ninja H2 – Modelo 2020 / Ninja H2 Carbon – Modelo 2020

MOTOR
 Tipo  Refrigeração líquida, 4 tempos, 4 cilindros em linha
 Cilindrada  998 cm3
 Diâmetro x curso  76,0 x 55,0 mm
 Taxa de compressão  8,5 : 1
 Sistema de vãlvulas  DOHC, 16 válvulas
 Sistema de combustível  Injeção de combustível: ø50 mm x 4 com injetores duplos
 Sistema de admissão  Kawasaki Supercharger
Ignição Digital
Partida Elétrica
Lubricação Lubricação forçada, cárter úmido com radiador de óleo
TRANSMISSÃO
Transmissão 6 velocidades, retorno, dog-ring
Relação nal Por corrente
Relação de redução primária 1,551 (76/49)
Relações de marcha: 1a 3,188 (51/16)
Relações de marcha: 2a 2,526 (48/19)
Relações de marcha: 3a 2,045 (45/22)
Relações de marcha: 4a 1,727 (38/22)
Relações de marcha: 5a 1,524 (32/21)
Relações de marcha: 6a 1,348 (31/23)
Relação de redução nal 2,444 (44/18)
Embreagem Banhada em óleo e multi discos, manual
QUADRO
Tipo Com treliças, aço de alta tensão, com balança traseira com chapa de fixação
Curso da roda: Dianteiro 120 mm
Curso da roda: Traseiro 135 mm
Pneu: Dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Pneu: Traseiro 200/55ZR17M/C (78W)
Caster (rake) 24,5°
Trail 103 mm
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) 27°/ 27°
SUSPENSÃO
Dianteira: Garfo invertido de ø43 mm com amortecimento de retorno e de compressão, pré-carga na mola
Traseira: Novo amortecedor Uni-Trak, Öhlins TTX36 amortecido a gás com reservatório do tipo piggyback, com ajustes para compressão e retorno, mais ajuste de pré-carga da mola e molas do tipo top-out
FREIOS
Dianteiro: Tipo

Disco duplo semi-flutuantes ø330 mm Brembo

Dianteiro: Pinça

Dupla com fixação radial, Brembo Stylema monobloco com 4 pistões opostos

Traseiro: Tipo

Disco simples de 250 mm

Traseiro: Pinça

Brembo, 2 pistões opostos

DIMENSÕES
Comprimento total 2.085 mm
Largura total 770 mm
Altura total 1.125 mm
Entre eixos 1.455 mm
Altura mínima do solo 130 mm
Altura do assento 825 mm
Peso em ordem de marcha 238 kg
Capacidade do tanque 17 litros
PERFORMANCE
Potência máxima

170,0 kW (231 cv) a 11.500 rpm

Potência máxima com Ram Air

178.5 kW (243 cv) a 11.500 rpm

Torque máximo

141.7 N.m (14,4 kgf.m) a 11.000 rpm

CORES
Ninja H2 Mirror Coated Spark Black
Ninja H2 Carbon Mirror Coated Matte Spark Black

Galeria

 

Solicite uma Proposta

A Ninja H2 modelo 2020 será importada oficialmente para o Brasil sob encomenda. Período para pedidos de 01/09 a 30/11.


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