KRT deixa Itália com vitória no Circuito de Misano e segue líder do Mundial de SBK

hi_07_Misano_WorldSBK_Free Practice_Sykes_DSC2028

São Paulo, 18 de junho de 2017 –   Não faltaram emoções e reviravoltas na 7ª rodada do Mundial de SuperBike, prova realizada na Circuito de Misano neste final de semana. A etapa em Riviera de Rimini teve de tudo um pouco: grandes ultrapassagens, disputas acirradas e muitas quedas que afetaram diretamente a definição dos vencedores. E mantendo o seu favoritismo nesta temporada, a Kawasaki Racing Team deixou o solo italiano com mais uma vitória na competição e com a permanência da sua dupla de pilotos no pódio nas duas baterias.

Tom Sykes (#66) venceu a primeira prova – realizada no sábado (17) – e faturou a terceira posição na corrida seguinte, disputada no domingo. O piloto britânico ainda comemorou à sua 40ª pole position da carreira com o tempo de 1m33s662. Enquanto isso, o atual campeão, Jonathan Rea (#1), viu escapar a vitória de suas mãos por muito pouco. O norte-irlandês acabou se envolvendo num acidente enquanto brigava pela ponta e com isso foi apenas terceiro colocado na primeira bateira. Já na prova seguinte, faturou a segunda colocação. E mesmo sem vencer, a etapa realizada na Itália teve um sabor especial para o piloto: Rea subiu pela 100ª vez no pódio do Mundial, isso ainda no fim da primeira bateria [alcançou o 101º pódio na prova seguinte].

Com o resultado, a dupla da Kawasaki Racing Team mantém o domínio desta temporada. Jonathan Rea lidera o campeonato com 296 pontos, logo à frente de seu companheiro de equipe, Tom Sykes (#66), em segundo, com 246 pontos. Já na disputa entre fabricantes, a escuderia japonesa segue líder isolada. A Kawasaki soma 330 pontos, 62 a mais que a segunda colocada.

A primeira corrida disputada no Circuito de Misano foi que rendeu maiores reviravoltas e que entregou de bandeja o lugar mais alto do pódio para Tom Sykes. O britânico largou na pole, mas ainda na volta inicial caiu para a quinta posição. Com isso, a liderança pulou para o colo de Michael van der Mark (#60), da Pata Yamaha Official WorldSBK Team. O holandês manteve a ponta entre a segunda e a 14ª volta, quando sofreu uma queda na Curva 13 e abandonou a corrida.

Desta forma, a prova ganhou uma nova e acirrada disputa pela liderança. Jonathan Rea e a dupla da Ducati – Chaz Davies (#7) e Marco Melandri (#33) – dispararam na frente e formaram um ‘minipelotão’. Os três seguiram praticamente juntos até a volta final. Melandri foi o primeiro a deixar essa briga. O piloto italiano sofreu uma queda na Curva 4 e, apesar de conseguir voltar para a pista, despencou para a última posição. Nesse momento, a vitória parecia ficar entre Davies e Rea. Porém, o imprevisível aconteceu. Já nos metros finais, o piloto da Ducati perdeu o controle da sua moto e caiu na Curva 14. Sem tempo e nem espaço para desviar, Rea acabou atropelando o adversário e indo para o chão também. Apesar do incidente, o atual campeão conseguiu levantar a sua Kawasaki Ninja ZX-10RR de numeral #1 e cruzar a linha de chegada na terceira posição. Com isso, Tom Sykes, que se manteve a maior parte da corrida em quinto, pulou para a liderança nas curvas finais e comemorou a sua segunda vitória neste ano.

“No final, com ajuda das circunstâncias conseguimos vencer hoje [sábado] e por isso estou feliz”, comentou Sykes ao fim da primeira bateria.

Já seu companheiro de equipe, Jonathan Rea, lamentou bastante o incidente envolvendo o adversário da Ducati: “O Chaz [Davies] cometeu um erro e perdeu a dianteira. Lamento por demais ter batido nele. Mas eu não tinha absolutamente lugar nenhum para ir”, justificou o atual líder do campeonato.

Após a queda, Davies foi rapidamente encaminhado para o hospital. Análises preliminares constataram uma leve fratura na 3ª vértebra da coluna – na região da lombar – e uma contusão no polegar esquerdo. Com o incidente, o piloto não participou da segunda bateria na Itália. A previsão é que o piloto retorne às pistas para a próxima etapa do Mundial – nos Estados Unidos.

Na segunda bateria, os pilotos da Kawasaki ficaram mais uma vez entre os mais rápidos e novamente o ‘fantasma’ do abandono rondou à volta dos ponteiros. O primeiro a deixar a prova foi o espanhol Xavi Forés Barni (#12), da Barni Racing Team. O piloto liderou a corrida até quarta volta, quando recolheu aos boxes com problemas mecânicos. Em seguida foi a vez de Jordi Torres (#81), da Althea BMW Racing Team, assumir a primeira posição. O piloto permaneceu boa parte da corrida na frente até sua moto também apresentar problemas. Assim, a vitória acabou ficando com Marco Melandri. Jonathan Rea cruzou a linha de chegada apenas um segundo atrás do ponteiro, e Tom Sykes completou o pódio na terceira posição.

“Eu esperava mais desde o início da corrida. Tive um bom começo de prova e fiz algumas ultrapassagens, mas infelizmente não consegui tirar o melhor dos pneus e da moto. As primeiras cinco voltas reduziram minhas chances de ganhar a corrida. Apesar disso, no final atingimos uma boa velocidade”, disse Tom Sykes.

Enquanto isso, nas demais categorias, a Kawasaki faturou mais uma vitória na etapa da Itália. Kenan Sofuoğlu (#1), da Kawasaki Puccetti Racing, foi o mais rápido na SuperSport 600 e garantiu o lugar mais alto do pódio. Com o resultado, o turco soma 100 pontos e ocupa o segundo lugar no classificatório geral.

Pela Superstock 1000, Toprak Razgatlıoğlu (#54), da Kawasaki Puccetti Racing, foi o sexto colocado e caiu para a segunda posição no campeonato com 89 pontos. Já pela SuperSport 300, Scott Deroue (#75), da MTM HS Kawasaki, foi apenas 12º colocado no Circuito de Misano, e, apesar do resultado, manteve a liderança da categoria com 75 pontos.

Encerrada a primeira metade do calendário 2017, os pilotos da Kawasaki se preparam para a 8ª rodada do Mundial de SuperBike. O campeonato agora dá um tempo para o Velho Continente e segue agora para os Estados Unidos. O famoso circuito de Laguna Seca receberá a competição entre os dias 7, 8 e 9 de julho.



Newsletter


Assinando nossa newsletter você será sempre o primeiro a saber.

Fale com a Kawasaki

S.A.K - Serviço de Atendimento Kawasaki

Atendemos de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 19h00.
Atendimento Nacional: 0800-773-1210

 

Seja um Concessionário

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente Kawasaki, estamos a sua disposição...

Saiba Mais

Copyright 2015 © Kawasaki Motores do Brasil LTDA. Todos os direitos reservados.